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Educação Infantil Montessori

Quem é Montessori? Qual é a filosofia dela?



Maria Montessori, nascida em 1870, foi uma educadora e médica italiana. Ela foi a primeira mulher doutora em medicina na Itália. Mais tarde, estudou psicologia, educação e filosofia na Universidade de Roma. Em 1907, estabeleceu o primeiro "Lar de Crianças". Com base em experimentos, observações e pesquisas, ela criou o Montessori Early Education Act, que transformou dramaticamente os pequenos do “Lar das Crianças” nas favelas, e os tornaram, um por um, jovens talentos inteligentes, confiantes, educados e vibrantes. Portanto, o método de ensino Montessori foi altamente elogiado por educadores e cientistas de vários países.


Os livros de Montessori foram traduzidos para 37 idiomas, e as escolas Montessori, com seus pensamentos e ideias educacionais, estão espalhadas por mais de 110 países. Seu método de ensino vem influenciando o mundo. Ela resumiu os pensamentos de educação do naturalismo de outras pessoas como Seigan, Frobel, Pestalozzi e formou seu conceito educacional com uma grande reforma. Montessori acredita que as crianças têm potencial intrínseco e forte capacidade de aprender e absorver o ambiente circundante. Tal fato permite que as crianças continuem a explorar o ambiente desde que nasceram. Sob a influência dessa força motriz interna, as crianças exploram constantemente o ambiente e, com aumento de proficiência no uso de corpo, o alcance de seu ambiente da exploração estará aumentando. As experiências adquiridas no processo de exploração serão absorvidas e se tornarão a base para as atividades de aprendizagem inteligente de alto nível no futuro. A alegria e a sensação de realização adquiridas na exploração, apoiarão positivamente e circularmente a próxima exploração das crianças, e formarão um traço de personalidade confiante, otimista, independente e ativa.


Para este fim, Montessori defendeu que “o lar de crianças” deve ser centrado na criança. Este não pode restringir a liberdade de movimento das crianças e sim proporcioná-las um ambiente preparado às suas necessidades em diferentes períodos sensíveis, proporcionando maior liberdade e espaço para suas atividades. Em vez de usar métodos tradicionais para inculcar conhecimento às crianças, os professores atuam como observadores e guias, provendo um ambiente ativo e auxílio para elas para que todas possam alcançar a autodescoberta e o desenvolvimento através de seu “trabalho”. Os professores podem observar e prevenir o mau comportamento das crianças, para que não coloquem em perigo de desenvolvimento umas das outras.

Quais são os conteúdos específicos do método de ensino Montessori?




Exercícios diários:


O objetivo é permitir que as crianças aprendam habilidades necessárias à vida, melhorem sua capacidade de autocuidado e cultivem sua independência e autonomia. Seu conteúdo inclui que ajudar as crianças a treinar movimentos básicos e habilidades; ensinar as crianças a cuidar de si mesmas; ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente; ajudar as crianças a desenvolver a etiqueta social e comportamentos elegantes.


As crianças e os adultos são diferentes. Elas gostam de imitar atividades adultas, incluindo: varrer, cozinhar, jardinar e assim por diante. Através da área da vida cotidiana e dos materiais didáticos, as crianças podem habilmente dominar as habilidades da vida. Por exemplo, por meio de pano, couro e caixas, as crianças podem treinar como apertar botões ou amarrar seus cadarços. O outro exemplo: as crianças serão organizadas para se revezar em tarefas domésticas, arrumando a mesa, lavando pratos e assim por diante. Quando as crianças completam uma tarefa de forma independente, o “sentido de auto responsabilidade” das crianças é formado. Através desses exercícios, as crianças também podem adquirir a capacidade de coordenar suas mãos e olhos, a fim de formar uma "ponte de conexão” com outra tarefa.



Treinamento de sensação:


O treinamento sensorial visa praticar repetidamente a percepção de nenhuma estimulação,  deixando que as crianças, livremente, usem seus sentidos de ver, tocar, cheirar, ouvir para interagir com cores, formas, materiais, tamanhos, sabores, sons, pesos, temperaturas e outras características de vários objetos à sua volta. Treinando sensações de toque, gosto, visão, cheiro, calor, peso. Por exemplo, usando objetos cilíndricos com diferentes diâmetros e alturas, as crianças podem desenvolver sensações de altura e tamanho. Através de painel tátil, as crianças podem desenvolver um senso de temperatura, densidade e grau de rugosidade. O objetivo do treinamento é treinar a habilidade de observação. As crianças podem fazer comparações entre objetos diferentes, para desenvolver a capacidade de julgamento, raciocínio e decisão.



Educação linguística:


O período sensível da linguagem nas crianças é antes dos seis anos de idade. A Escola Chinesa do Rio concentra-se principalmente no cultivo de habilidades em língua chinesa e inglesa para crianças, língua portuguesa como auxílio. Montessori dividiu o treinamento da língua em etapas: treinamento de músculo, memória de movimento de músculo e treinamento de vocalização, treinamento de palavras. Estes também são suportados através do ambiente de linguagem e materiais auxiliares de ensino, incluindo: Peças de encaixe, placas, cartões, caixas e assim por diante. As peças de encaixe podem exercitar os músculos e prepará-los para segurar uma caneta para escrever. As placas com o alfabeto permitem que as crianças aprendam a soletrar palavras concentrem-se na ortografia em si, em vez de escrever. As placas ajudam os músculos das crianças a "lembrar" a forma correta dos traços. As formas das letras escritas nas placas são ásperas ao toque, podem guiar os dedos da criança para desenhar a forma correta. Enquanto vogais e consoantes, consoantes e finais são pintados em cores diferentes, as crianças naturalmente distinguem essas letras.


Vale a pena mencionar que para que as crianças possam acompanhar as disciplinas relacionadas à língua portuguesa no currículo do ensino fundamental obrigatório, adicionaremos materiais auxiliares no ensino da língua portuguesa, para que as crianças menores possam dominar o vocabulário Português básico. Um ambiente de ensino bilíngue desde a infância estabelece fundamentos para a próxima etapa de aprendizagem da criança.



Educação Matemática:


A Doutora Montessori projetou diversos materiais auxiliares interessantes para o ensino da matemática que permitem que as crianças formem conceitos desde a figuração até a abstração. Todos os materiais auxiliares ao ensino de matemática foram projetados com objetivos específicos. Por exemplo, a caixa de contagem de varas de fusos permite que as crianças formem o conceito de 0 a 9 e aprimorem o conhecimento de números e conjuntos. A placa de adição, a placa de subtração, a placa de multiplicação e a placa de divisão podem permitir que as crianças reforcem a memória do logaritmo e usem habilmente de aritméticas com quatro regras e, em seguida, realizem as aritméticas mentais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Além disso, a ferramenta de pérolas pode tornar as crianças familiarizadas com os conceitos de decimal e quadrado e cúbico e formar o pensamento tridimensional espacial. Os materiais auxiliares de ensino permitem que as crianças realizem adição, subtração, multiplicação e divisão de quatro dígitos com facilidade e desenvolvem suas habilidades aritméticas mentais, estabelecendo uma base sólida para a próxima fase da matemática e cultivando um forte interesse por esta disciplina.



Ciência e Cultura:


As salas de aula de Montessori também são equipadas com vários materiais auxiliares de ensino de ciências, como animais, plantas, história, geografia, astronomia e geologia. Por exemplo, no ensino de geografia e astronomia, o método de educação de Montessori é deixar as crianças primeiro conhecerem todo o sistema solar, depois toda a terra, os continentes, seu próprio continente e o seu próprio país. O objetivo é guiar as crianças em uma jornada para entender o mundo. Eles estarão muito interessadas em entender sua própria cultura e culturas de outros locais. Espalharão sementes tais como tolerância e aceitação de diferenças étnicas e culturais em seus corações.  As aulas de educação animal, vegetal e os experimentos extracurriculares fazem com que as crianças entendam e amem o meio ambiente, desencadeando entusiasmo pela exploração dos elementos encontrados na natureza. Ao mesmo tempo, a pintura, o artesanato e a música serão usados em todo o processo de ensino para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos.

Quais são as metodologias específicas do método de ensino Montessori?





O entusiasmo do trabalho: O tamanho e o peso dos objetos numa sala de aula de Montessori são todos adequados para uso das crianças. Por exemplo, elas podem mover mesas e cadeiras, podem acessar a estante de materiais auxiliares de ensino para que possam escolher livremente as atividades que eles vão fazer. A Montessori chamou "atividade" de "trabalho". Ao contrário do trabalho adulto, o "trabalho" das crianças é feito em um ambiente preparado com escolha livre. Portanto, o "trabalho" das crianças tem muita iniciativa e entusiasmo. Em contraste com jogos ilusórios, as crianças preferem o "trabalho", por ser mais rigoroso, prático e o associam, por instinto, inerente à auto perfeição e à auto realização.


Ordem: No jardim de infância de Montessori, você observará que as crianças são muito ordeiras e disciplinadas em seus preparativos e trabalhos. Por exemplo, as crianças farão fila para lavar as mãos. Colocarão os materiais auxiliares de ensino de volta em seus lugares originais. E quando várias pessoas precisarem da ajuda de um professor ao mesmo tempo, não vão fazer confusão. Colocarão as mãos nos ombros do professor, em silêncio, para esperar por sua resposta seguindo a ordem do pedido. Isso permite que as crianças da educação Montessori desenvolvam a maturidade e se integrem facilmente nas escolas e na sociedade.


Etiqueta elegante: nas atividades de ensino da Montessori, o onipresente reflete o respeito de crianças pelos adultos, o respeito crianças para outros e o respeito das crianças para meio ambiente.” por: “nas atividades de ensino Montessori, o onipresente reflete o respeito de crianças pelos adultos, o respeito das crianças para o outro e o respeito das crianças com o meio ambiente.



Independência: O mestre da sala de aula Montessori não é o professor, mas são as próprias crianças. O professor é apenas um observador e um guia, o professor só pode ajudar as crianças quando eles não são capazes de completar as tarefas de forma independente. Mas para a habilidade que a criança já aprendeu, o professor vai insistir que eles completem as tarefas independentemente. Portanto, no jardim de infância de Montessori, você verá que as crianças usam roupas, sapatos, organizam artigos, se alimentam, escolhem tarefas, limpam áreas de trabalho, afiam lápis e assim por diante. Eles se tornarão indivíduos completamente independentes e mesmo que o professor não esteja por perto, eles concentrarão suas energias em concluir seus trabalhos.



Capacidade avançada de matemática: Embora as crianças tenham o direito de escolher conteúdo de “trabalho”, os professores guiarão as crianças em diferentes fases para escolher o treinamento que precisa ser completado na faixa de idade correspondente. No jardim de infância de Montessori, você descobrirá que, após 2 a 3 anos de estudo, as crianças aprenderão aritméticas com quatro regras e aritméticas mentais . Característica inseparável dos materiais auxiliares de ensino de matemática de Montessori.

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