Aprender mais de uma língua pode atrapalhar a criança?
Uma das dúvidas que mais surgem nos pais ao buscar escolas que possuem mais de um idioma em sua grade de ensino é a pergunta: Mais de um idioma atrapalha na alfabetização? A resposta para esta dúvida é não. Pelo contrário, inserir outra língua durante a fase de alfabetização é extremamente benéfico à criança.
A Educação Infantil é o momento da vida onde a criança está mais disposta a receber conteúdos e informações sobre o mundo que a cerca, pois ele é um espaço de aprendizagem e desenvolvimento.
Ao lidar com um segundo ou terceiro idioma, a criança interage com dois sistemas linguísticos distintos de representação conceitual (a língua materna e a língua adicional) e, nesse processo, adquire precocemente habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita, tais como a atenção sustentada; a percepção da arbitrariedade dos signos, a acuidade auditiva, capacidade de síntese, entre outros.
Segundo pesquisa realizada pelas instituições Concordia University, York University e Université de Provence, publicada em janeiro no periódico acadêmico Journal of Experimental Child Psychology, crianças bilíngues não apenas não confundem os idiomas que aprenderam, como tendem a se focar mais em tarefas e a desenvolver atenção mais do que seus pares monolíngues.
O resultado, obtido a partir da observação de um grupo de 63 crianças de dois anos pode ser explicado, segundo Diane Poulin-Dubois, pesquisadora que coordenou o experimento, pelo fato de crianças bilíngues estarem acostumadas a prestar atenção na diferença entre as duas línguas que conhecem, tanto para ouvir quanto para se expressar.
Esta experiência para a criança é enriquecedora, pois ela se encontra em um momento da vida onde está aberta a uma grande absorção de conteúdo e isto não interfere no tempo que a criança levará para se alfabetizar, visto que a troca e o pensamento entre as línguas são mais rápidos.
Na Escola Chinesa Internacional, a inserção dos idiomas acontece naturalmente durante a educação infantil. As salas de aula sempre possuem professoras dos três idiomas: mandarim, inglês e português. Assim, no decorrer do dia através das atividades pedagógicas a língua é inserida pouco a pouco no cotidiano das crianças sempre associada ao mundo ao seu redor, fazendo com que o aprendizado seja mais leve, lúdico e de fácil assimilação à criança.
Quer saber mais sobre como os idiomas são inseridos na vida das crianças aqui na ECI? Acompanhe-nos no Instagram, Facebook ou LinkedIn.
Tags:mandarim