fbpx

Sobre nós


Seja bem-vindo à nossa escola


A Escola Chinesa Internacional (ECI) é uma organização educacional sem fins lucrativos criada com o apoio financeiro de empresários chineses que residem no Rio de Janeiro e empresas chinesas sediadas no Brasil, com a permissão e apoio do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro. Nossa diretora geral, Professora Yuan Aiping, possui mais de 40 anos de experiência na área da educação.
O objetivo desta instituição é proporcionar um ensino de referência internacional no Brasil, seguindo o modelo da educação básica da China, a fim de revelar talentos excepcionais, em um ambiente trilíngue (mandarim, português e inglês). Somos uma escola pioneira, a primeira escola chinesa em outro país.
A escola integra os currículos educacionais da China e do Brasil, tendo em seu corpo docente professores nativos e extremamente experientes com certificação internacional, vindos da China, Brasil e Estados Unidos.
Damos destaque aos pontos fortes da educação básica chinesa e a consolidação da matemática e ciências. Praticamos a aprendizagem diligente, rigorosa e autodisciplinada. Promovemos a cultura tradicional chinesa e preparamos talentos que venham a fazer contribuições notáveis para o desenvolvimento econômico e o intercâmbio cultural entre os dois países.
O ambiente de sala de aula é inteligente; todos os equipamentos são de alta tecnologia e fornecidos pela empresa chinesa Huawei e são ministrados em conjunto por professores da China, Brasil e Estados Unidos, para que os nossos alunos estejam prontos para o futuro.
Localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, o campus da escola conta com instalações modernas e completas, recursos didáticos de última geração, ônibus escolar elétrico próprio e total segurança.


Missão


Desenvolver o bom caráter e a aprendizagem significativa: enfatizar o desenvolvimento da elegância, do cavalheirismo e da capacidade de aprender dos alunos. Promover a harmonia, com tolerância e generosidade: cultivar a inclusão. Abraçar a inovação: estimular a capacidade de inovação dos alunos para enfrentar um ambiente diversificado e complexo no futuro. Cultivar uma visão internacional: ampliar os horizontes dos alunos de modo que pensem sob uma perspectiva internacional. Liderar o futuro: motivar os alunos a se adaptarem ao desenvolvimento dos tempos e liderarem tal desenvolvimento.


Visão


A Escola Chinesa Internacional implementa uma filosofia baseada em igualdade, amor e respeito. Oferecemos oportunidades educacionais iguais para alunos de diferentes origens familiares, a fim de romper barreiras, promovendo, portanto, o desenvolvimento harmonioso da sociedade brasileira.



Valores Centrais


A Escola Chinesa Internacional está focada em desenvolver seis habilidades:

Cultivar a autonomia: por meio de cooperação com os pais, a escola incentiva os alunos a gerenciarem suas vidas pessoais de forma independente, influenciando-os a assumirem deveres domésticos e a participarem de trabalhos escolares. O objetivo deste incentivo é desenvolver habilidades de participação ativa, a autonomia e autocuidado dos alunos, bem como cultivar a adaptabilidade em diferentes ambientes naturais e humanos.

Cultivar a força de vontade: moldar a resiliência (capacidade dos alunos de resistir a contratempos, solucionar problemas enfrentar as dificuldades). Melhorar o autocontrole dos alunos em momentos de conflitos e fortalecer a perseverança.

Cultivar a habilidade de pensar: orientar continuamente os alunos. Pensar se tornará um hábito dos alunos e a busca de conhecimento será instintiva. Tudo isso através de instruções para despertar em nossos alunos a paixão pela aprendizagem e cultivar a capacidade de pensar de forma independente e crítica.

Cultivar a criatividade: na sala de aula, a curiosidade e a sede de conhecimento dos alunos são estimuladas. Os alunos são encorajados a pensar, questionar e quebrar o pensamento habitual. O anseio de exploração dos alunos é protegido e o pensamento inovador deles é inspirado. Fora da sala de aula, a escola organizará competições e atividades relacionadas a design, invenção e criação, para que os alunos possam ter oportunidades de praticar e experimentar suas ideias maravilhosas. Dessa forma, a escola revelará talentos para a era da inteligência artificial.

Cultivar a liderança: a Escola Chinesa Internacional organiza todos os tipos de atividades de desenvolvimento de equipe para cultivar as habilidades de organização, coordenação, planejamento, comunicação social e de compreensão intercultural dos alunos. Desenvolvemos também a empatia e coesão, e fortalecendo assim o espírito de equipe e visão prospectiva, formando a qualidade e o caráter dos líderes dos novos tempos.

Cultivar o respeito e boas maneiras: praticando a "educação do amor" - da equipe administrativa aos professores - bem como encorajando os alunos a participarem de atividades de caridade social, a escola pretende despertar valores de igualdade, inclusão, respeito, otimismo, gratidão, bem como cultivar responsabilidade social e a nobreza dos alunos.


Nossas Vantagens


Ambiente trilíngue: a Escola Chinesa Internacional oferece aos alunos um ambiente que proporciona a vivência dos idiomas Mandarim, Português e Inglês, permitindo que os alunos os dominem com fluência, preparando-os para o futuro.
Sistema dual da PEP (Editoras de Livros) padronizado da China: com materiais didáticos e cursos compatíveis com escolas primárias e secundárias da China, bem como excelentes e experientes professores chineses, a escola é alinhada perfeitamente ao ensino chinês.
Campus internacional: a Escola Chinesa Internacional cria a vivência de um campus internacional para os alunos que vêm da China, do Brasil e de outros países, para aprenderem uns com os outros e crescerem juntos, de modo que isso melhore o pensamento diversificado e a competitividade internacional dos alunos.
Consolidação da base de Matemática e Física: além do currículo de Matemática obrigatório da PEP, a escola também oferece cursos de matemática olímpica, ábaco, aritmética mental, e programação de computadores dos níveis básico e intermediário. Assim, consolidamos a base de Matemática e Física dos alunos.
Cultura tradicional chinesa: a escola adota a excelente cultura tradicional chinesa como parte do ensino, para que os alunos se tornem talentos internacionais, cultivando a benevolência, retidão, cortesia, sabedoria e confiança; enfatizando a autodisciplina, o respeito aos professores e aos pais, a honestidade e confiabilidade. As crianças tornam-se diligentes e bons seres humanos antes mesmo de se revelarem talentos excepcionais.


Sistema de educação básico da China:


A Escola Chinesa Internacional (ECI) não só recebe crianças chinesas, mas também estudantes brasileiros que amam a cultura chinesa e dão importância à educação básica. A China é o maior investidor e parceiro comercial do Brasil e seu impacto na economia brasileira é muito importante e insubstituível. A China é também um dos melhores países do mundo no ranking de educação básica, e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) está entre os dez melhores do mundo. A educação matemática da China também é reconhecida em todo o mundo, pois já produziu vários campeões olímpicos de matemática.
O aluno da Escola Chinesa Internacional (ECI) recebe uma base sólida para os estudos acadêmicos, isso permite que se preparem para cursar universidades renomadas mundialmente, especialmente instituições chinesas. Dominar o idioma e a cultura chinesa proporciona ao seu filho um maior potencial para o desenvolvimento da carreira, tornando-o mais competitivo no mercado profissional. Garantimos que realizamos uma educação com amor, implementando o conceito de igualdade, tolerância e respeito às diferentes origens familiares e nacionalidades. Todos são tratados igualmente, destacando a cultura nacional Chinesa de “diferente, mas com harmonia” e “grandeza de moralidade”. Por outro lado, ensinamos aos alunos de acordo com sua aptidão, foco na descoberta de seus interesses e potencial de cada um. Enquanto nós nos esforçamos para desenvolver o máximo do conhecimento e da capacidade, também cultivamos um caráter de nobreza para que os alunos, não apenas se adaptem ao desenvolvimento da sociedade, mas também se tornem pioneiros no desenvolvimento da próxima era.


Ensino Montessori


A Escola Chinesa Internacional (ECI) adota o Sistema Montessori de Ensino na Educação Infantil.

Recebemos alunos chineses, brasileiros e de outras nacionalidades que desejam conhecer a cultura chinesa e serem inseridos no modelo de educação básica da China. Formamos pessoas competentes, éticas, espeitosas, criativas, resilientes, proativas e solidárias, capazes de cooperar, conviver e atuar de forma crítica e positiva em contextos culturais diferentes. Nosso programa Montessori tem imersão trilíngue (mandarim, português e inglês), é autêntico e de excelente qualidade. Possuímos um ambiente cientificamente preparado, onde predominam a harmonia, a ordem e a beleza. Os alunos são guiados por profissionais altamente qualificados no método Montessori, enquanto desenvolvem atividades utilizando os materiais montessorianos em sua maioria importados da China. As crianças são agrupadas por classe, e têm seu desenvolvimento respeitado. Cada aluno tem um planejamento individual de acordo com a sua aptidão, potencial e foco na descoberta de seus interesses. A escola se esforça para desenvolver o máximo do conhecimento e da capacidade, assim como cultivar um caráter de nobreza, para que os alunos, não apenas se adaptem ao desenvolvimento da sociedade, mas também se tornem pioneiros no desenvolvimento da próxima era.