fbpx

FAQ – Perguntas Frequentes

Principais Perguntas

 

  • Eu gostaria de saber mais informações sobre a Escola Chinesa.

Somos uma escola trilíngue e aceitamos crianças a partir de 01 ano de idade. Nossa educação infantil segue o sistema de ensino Montessori e as crianças têm contato com os 3 idiomas desde o primeiro dia de aula e todos os dias. Nossos professores são nativos e certificados em Montessori internacionalmente.

Nossa escola segue o calendário internacional, sendo assim nosso ano letivo começa em agosto e termina em julho. Para a educação infantil (até os 6 anos) esse calendário não influencia tanto, pois criamos um planejamento individual e personalizado para a criança quando ela entra na escola, logo, aceitamos crianças ao longo do ano todo desde que haja vaga na turma desejada.

 

  • Qual o horário?

Agrupada I (1 a 2 anos e 11 meses): Carga horária de 08h (07:30h às 15:30h)

Agrupada I (1 a 2 anos e 11 meses): Carga horária de 10h (07:30h às 17:30h)

Agrupada II (3 a 6 anos): Carga horária de 08h (07:30h às 15:30h)

Agrupada II (3 a 6 anos): Carga horária de 10h (07:30h às 17:30h)

Ensino Fundamental: Carga horária de 08h (07:30h às 15:30h)

 

  • Qual a diferença de ensino entre o horário até as 15h30 e o horário até as 17h30?

No horário estendido os alunos realizam atividades mais livre. Porém ainda respeitando o planejamento individual e personalizado, caso a criança precise de um reforço em algum conteúdo específico, os educadores ministram atividades voltadas para essa necessidade em especial.

 

  • Tem transporte Escolar?

Não oferecemos Transporte Escolar, não possuímos parceria no momento.

 

  • Como é a alimentação?

A alimentação escolar é pensada de forma a desenvolver hábitos saudáveis, apresentando diariamente uma variedade de frutas, legumes, verduras e proteínas, a fim de proporcionar uma rotina alimentar balanceada para o aluno. Temos uma equipe de nutrição que supervisiona o preparo de todos os alimentos baseado na segurança alimentar, sem uso de conservantes, agrotóxicos e monitorando sempre os níveis de sal e açúcar

Taxa de Alimentação:

  • Agrupada I: Cobramos um valor de R$25,00/dia referente ao lanche, almoço e lanche da tarde do aluno.
  • Agrupada II e Fundamental: O valor é de R$20,00/dia e contempla somente o almoço. Os lanches são enviados pela família. Na Educação Infantil, eles têm um intervalo para lanche às 08:40 e o almoço é servido diariamente às 11:30h. No Ensino Fundamental, eles têm um intervalo para lanche às 09:40 e o almoço é servido às 12h.

 

  • Posso ficar na escola durante a adaptação?

Nossa adaptação é muito natural e pensada no bem-estar da criança. Inclusive é sugerido por nós que o responsável permaneça na escola para acompanhar todo o processo. Só orientamos que não fique dentro da sala de aula.

 

  • Quanto tempo é a adaptação?

Isto vai depender da criança. Nós vamos aumentando a carga horária diária aos poucos até que a criança fique confortável e consiga passar o dia todo. Geralmente a adaptação leva de 3 a 7 dias.

  • Eles tem tempo livre para brincar?

Sim. Todas as turmas contam com 2 momentos de recreação livre.

 

  • Eles dormem?

Todas as crianças na Educação Infantil podem dormir após o almoço e para isso, criamos um ambiente propício com colchonetes individuais. Nós não induzimos ao sono ou obrigamos a criança a dormir. Caso ela não queira, é direcionada a outro ambiente para fazer uma atividade.

 

  • Como é a comunicação Família x Escola?

Nós usamos um aplicativo de celular chamado “ClassApp” onde a comunicação acontece de forma rápida e direta. Ele é a ponte de comunicação entre a família e a escola e através dele a família tem acesso a secretaria, financeiro, coordenação e pedagógico de forma prática e instantânea. Nele também se encontrará a agenda escolar de seu filho.

 

  • E o uniforme, é sob medida ou tem disponível?

Temos todos os uniformes disponíveis e em diversos tamanhos na Secretaria.

 

  • Como é a adaptação para crianças que nunca tiveram contato com o mandarim?

Ao entrar na Escola Chinesa Internacional o aluno é acolhido de forma a dar importância para a bagagem que ele traz, os idiomas são apresentados de forma natural, sendo associado a cultura e a vivência nos dois continentes. O intercâmbio cultural que acontece dentro das instalações da E.C.I facilita para com que essa adaptação se dê da forma mais tranquila possível, ampliando o vocabulário gradativamente.

Na educação infantil as línguas são inseridas de forma prática, primeiro na roda do início do dia, na nomeação dos objetos, na nomeação das frutas e dos alimentos na hora do almoço, na apresentação de músicas infantis que as crianças podem ouvir de forma igual nas duas línguas.
Os primeiros ensinamentos são pautados nos pilares Montessoriano, que possui a autonomia como um dos principais aprendizados nesta faixa etária, logo a criança aprende pequena palavras que vai auxiliá-la em seu dia a dia, como falar seu nome em mandarim, a pedir para beber água, ir ao banheiro, chamar o professor.

 

  • Como é dividido o currículo com as línguas?

Na educação infantil os conteúdos são ministrados nas três línguas, porém não de forma simultânea, os professores ao realizarem o planejamento personalizado, eles dividem a carga horária do aluno de uma forma que ele tenha contato com o mandarim, português e o inglês de forma igualitária.

Já no fundamental o aluno tem no total 11 tempos ministrados em mandarim (6 de mandarim e 5 de matemática)

13 tempos ministrados em português (5 tempos de português, 2 de história, 2 de geografia, 2 de ciências, 2 de artes).

6 tempos ministrados em inglês (4 tempos de inglês e 2 tempos de Ed. Física)

 

  • Como é a rotina das crianças da educação infantil?

As crianças realizam atividades em grandes grupos logo no início do dia, e no período da manhã assistem aulas de Ed. Física, de musicalização e jogos teatrais.

Seguindo o planejamento personalizado as crianças são conduzidas a realizarem atividades de pequenos grupos ou individuais, sempre buscando a ampliação de conhecimento, essas atividades são ministradas em uma das três línguas.

No fim do dia, após serem realizadas todas as atividades individuais e de pequenos grupos, os alunos voltam a se reunir em um grande grupo para exercícios voltados para a ampliação de vocabulário, essas atividades na maioria das vezes são ministradas em mandarim.

As crianças também são apresentadas a leituras nas três línguas durante a semana.