Ponderações sobre independência e autoconfiança
“Sob o impulso da natureza e de acordo com as leis do desenvolvimento, embora não seja compreendida pelo adulto, a criança é obrigada a levar a sério duas coisas fundamentais … a primeira é o amor à atividade … A segunda coisa fundamental é a independência.” (O que você deve saber sobre seu filho, Capítulo 3, p. 11)”
A aquisição da independência não é algo que aconteça em um dia, ou um ano. A jornada para ser independente é sem fim e à medida que crescemos, evoluímos e aprendemos constantemente. Como pais, amamos e nutrimos. A vida nos é apresentada e é nossa maior responsabilidade proteger e guiar nossos filhos. No entanto, neste mundo agitado, é fácil se envolver em fazer e auxiliar, em vez de ajudar nossos filhos a aprenderem a fazer as coisas por conta própria. Incutir independência em nossos filhos é tão importante quanto nutrir sua autoconfiança. Infelizmente, é comum na sala de aula ver crianças que perderam a vontade de experimentar e, com isso, perdem a oportunidade de aprender novas habilidades.
Para Maria Montessori, ser independente é o mesmo que ser livre. Quando uma criança percebe que pode agir de forma autônoma, ela se enche de confiança e é capaz de enfrentar os desafios que a vida lhe proporciona, ganhando resiliência e perseverança no aprendizado. É importante observar a prontidão de nossos filhos em seu conjunto de habilidades. Como mãe, esforcei-me para ajudar meus filhos quando vi que eles estavam frustrados com uma atividade como escalar, vestir-se ou comer sozinhos. Para minha surpresa, às vezes, meus filhos empurravam minha mão e diziam, “Ajuda não. Sozinho.” Aprendi a respeitar sua proatividade e me contive quando vi que eles poderiam realizar essas atividades sozinhos. A mensagem que enviamos ao fazer em vez de ensinar é que as crianças são incapazes ou inadequadas, o que limita sua capacidade de aprender. Para “ajudar os nossos filhos, ajudarem a si próprios”, aqui vão algumas dicas para experimentar em casa:
– Prepare o ambiente doméstico para promover a independência (por exemplo, coloque roupas escolares em uma gaveta inferior para que as crianças tenham fácil acesso. Use banquinhos ou escadas pequenas para que as crianças possam lavar seus próprios pratos e utensílios ou escovar os dentes. Compre sapatos que possam ser facilmente manuseados.)
– Dê mais tempo para realizar atividades, como vestir-se e escovar os dentes. (Use um cronômetro para ajudar a controlar isso enquanto as crianças aprendem a medir seu tempo.)
– Inclua seus filhos nas escolhas, como o que vestir ou o que incluir no prato no jantar.
– Inclua seus filhos nos cuidados domésticos e nas tarefas domésticas, como separar as roupas para serem lavadas ou organizar seus livros e brinquedos.
– Tudo que a criança sabe fazer sozinho, deixe o fazer.
Pondering independence and self confidence
“Under the urge of nature and according to the laws of development, though not understood by the adult, the child is obliged to be serious about two fundamental things … the first is the love of activity… The second fundamental thing is independence.” (What You Should Know About Your Child, Chapter 3, p. 11)
The acquisition of independence is not something that happens in a day, or a year. The journey to being independent is one without end and as we grow, we constantly evolve and learn. As a parent we love and nurture. Life is presented to us and it is our utmost responsibility to protect and guide our children. In this busy world, however, it is easy to get caught up in the doing and assisting, as opposed to helping our children learn to do things themselves. Instilling independence in our children is of the same importance as nurturing their self-confidence. Unfortunately, it is common in the classroom to see children who have lost the will to try, and in that, they lose the opportunity to learn new skills.
To Montessori being independent is the same is the same as being free. When a child realizes they can act independently, they are filled with confidence and ready to face the challenges life has in store for them, gaining resilience and perseverance in learning. It is important to observe our children’s readiness in their skillset. As a mother, I strove to help my children when I saw they were frustrated with an activity such as climbing, dressing, or eating by themselves. Much to my surprise, at times, my children would push my hand away and say “No help. Myself.” I learned to respect their proactivity and held back when I saw they could complete such activities by themselves. The message we send when doing instead of teaching is that the children are incapable or inadequate, which limits their ability to learn. To “help our children, help themselves,” here are some tips to try at home:
- Prepare the home environment to promote independence (ex. Put school cloths in a bottom drawer so children have easy access. Use stools or short stairs so children can wash their own plates and utensils or brush their teeth. Buy shoes that can be easily put on and taken off.)
- Give more time to complete activities, like dressing themselves and brushing their teeth. (Use a timer to help control this as the children learn to gauge their time.)
- Include your children in making choices, like what to wear or what to include on their plate at dinner.
- Include your children in taking care of household care and chores, like sorting clothes to be washed or organizing their books and toys.
- Anything the child can do themselves, let them do it.
Anna Carvalho