5 Motivos para aprender Mandarim
A escolha do colégio para a educação infantil é uma decisão muito importante para as famílias pois é neste início da vida das crianças que serão formadas as bases do indivíduo para a vida adulta. Como profissionais que acreditam na construção de um mundo melhor através da Educação, proporcionar aos nossos alunos a imersão em um ambiente trilíngue, multicultural, significa dizer que o nosso propósito é formar pessoas muito mais conscientes em relação a sua própria cultura, mais tolerantes em relação à cultura dos outros, mais adaptáveis, resilientes, persistentes, dotadas de uma capacidade de comunicação mais eficiente e bem-preparadas para o mercado de trabalho. Desta forma, é impossível dissociar o idioma Mandarim do propósito da Escola Chinesa Internacional, uma vez que estudar uma língua tonal como esta é fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, físicas e socioemocionais.
Desta forma, separamos 5 benefícios do mandarim:

ESTUDAR MANDARIM EXERCITA OS DOIS LADOS DO CÉREBRO
Segundo estudo liderado pela neurocientista e pesquisadora britânica Sophie Scott, pessoas que se comunicam em Mandarim usam os dois lados do cérebro simultaneamente enquanto falam, leem, escrevem e raciocinam, o que significa dizer que são indivíduos com aumento da criatividade em geral, capacidade de raciocínio, resolução de problemas, dotados de uma inteligência emocional mais apurada.
O MANDARIM DESENVOLVE AS HABILIDADES MUSICAIS
De acordo com estudos feitos na Universidade da California em San Diego, aprender mandarim impacta no desenvolvimento cognitivo da criança, porque o aprendizado do idioma estimula o lado esquerdo do cérebro. Ainda com base nestes estudos, existe uma forte correlação entre a fluência no mandarim e o desenvolvimento das habilidades musicais. Da mesma forma, mais regiões do cérebro são ativadas quando o estudante interpreta os símbolos visuais utilizados no chinês.
ESTUDAR MANDARIM AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA
Outro ponto importante que se deve considerar quando o assunto é aprender Mandarim é o trabalho de coordenação motora realizada pelos estudantes durante as aulas, porque ao contrário das línguas ocidentais que são escritas na mesma direção, ou seja, da esquerda para a direita, os caracteres chineses são traços feitos em múltiplas direções, o que melhora o desenvolvimento da motricidade fina, assim como do reconhecimento espacial.
O MANDARIM PROPORCIONA BENEFICIOS NA VIDA PRÁTICA
Aprender Mandarim também proporciona benefícios práticos na vida do seu filho como chegar à vida adulta fluente no idioma do principal parceiro comercial do Brasil e uma das principais potências econômicas mundiais. Importante mencionar ainda que é a segunda língua mais usada no mundo hoje, um dos seis idiomas oficiais das Organizações das Nações Unidas. Aprender o mandarim então, significa adquirir familiaridade e conhecimento da cultura chinesa, o que aumentam as chances no mercado de trabalho não só no Brasil e na China, mas também na Europa, EUA e Canadá. ”Saber usar os dois lados do cérebro é uma grande vantagem profissional, independentemente da carreira”, diz o professor Frederic Michael Litto, da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo.
ESTUDAR MANDARIM AJUDA NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
Figurando anualmente dentre as primeiras posições do ranking do PISA – Program of International Student Assessment alguns países chineses, tais como Pequim, Xangai, Jiangsu, Guangdong, Singapura, Macau e Hong Kong, reforçam o quão importante é a educação chinesa e particularmente a matemática, onde as crianças desde pequenas aprendem as casas decimais e o raciocínio lógico, em um método extremamente eficaz aplicado em mandarim.
Para saber mais sobre o ensino do mandarim e vê-lo sendo aplicado na prática, acompanhe-nos no Instagram, Facebook ou LinkedIn
Tags:mandarim